O “Festival Na Praça com o Cruzeiro” será realizado em uma cidade do interior do estado de Minas Gerais e tem a proposta de contribuir para a ampliação da oferta cultural para além dos grandes centros urbanos, que recebem maior volume de atividades artístico culturais. O projeto espera deixar um legado formativo na cidade atendida, garantindo que os alunos impactados possam acessar de forma simplificada e democrática o uso de recursos audiovisuais, para criarem novas narrativas e contarem suas próprias histórias.

O “Festival Na Praça com o Cruzeiro” terá duração de quatro dias e será composto por duas iniciativas gratuitas:

1. Realização de mostra de cinema ao ar livre, com exibição de filmes durante quatro dias, em espaços públicos, para todas as faixas etárias;

2. Realização de oficinas de audiovisual para alunos de rede pública, com duração de quatro dias, na qual dez alunos da cidade produzirão um minidocumentário com 5 minutos de duração.

Como Contrapartida Social, os coordenadores e professores do projeto preveem a realização de duas palestras para professores e alunos do ensino médio para discutir o uso de recursos audiovisuais em atividades pedagógicas. Serão realizadas 2 palestras com 100 vagas cada, podendo atingir um público de até 200 professores e alunos do ensino médio da rede pública de ensino.

* Projeto em fase de captação.