- O Instituto -

Quem Somos

O Instituto Palestra Itália – IPITA, braço social do Cruzeiro, tem como importantes pilares de atuação o esporte, a cultura, a educação e o social, realizando projetos que buscam impactar cada vez mais pessoas, em parcerias com empresas privadas, a sociedade e o poder público.

O IPITA tem como uma das metas o resgate da história e memórias do Cruzeiro Esporte Clube, suas origens palestrinas, e o fomento de várias iniciativas sociais, educacionais, esportivas e culturais, entre elas projetos ligados ao Centenário do clube.

O Instituto busca resgatar a trajetória do time que nasceu Palestra Itália, com uma história que se confunde com a formação sociocultural e econômica de Belo Horizonte, e que marca a imigração italiana para o Brasil, no início do século XX.

O IPITA também acredita que o esporte é uma ferramenta importante de transformação social e valorização da cidadania. Com essas premissas, o IPITA busca a promoção dos esportes especializados, olímpicos e paralímpicos, e ainda projetos de fomento das categorias de base do futebol e do futebol feminino, que a cada dia vem ganhando mais espaço.

Nossa História

O Instituto Palestra Itália – IPITA, foi fundado em novembro de 2017, e desde a sua criação realiza projetos e apoia várias ações, com o objetivo de colaborar na transformação social e também preservar, projetar e celebrar o orgulho de ser cruzeirense. 

Várias iniciativas marcaram a trajetória do Instituto, como campanhas do agasalho, macarrão solidário, atendimento jurídico gratuito, apoio à tradicional Festa Italiana, palestras motivacionais, jantares beneficentes para ajudar ex-jogadores em condições menos favorecidas, projetos de incentivo à leitura para o mundo do futebol, e o projeto “Batas com Amor”, voltado para crianças internadas com câncer, que recebem camisas customizadas de times de futebol. Neste projeto, em parceria com o Hospital das Clínicas, um time de voluntários se une para levar um dia de alegria para as crianças e suas famílias.

O IPITA acredita e confia no poder transformador do esporte e que somente somando esforços seremos capazes de transformar a realidade de milhares de pessoas. 

Missão, Visão e Valores

Missão

Garantir a contínua valorização das origens palestrinas do Cruzeiro Esporte Clube, através de uma agenda propositiva e engrandecedora, unindo o passado, o presente e atuando de forma ampla para a construção de seu melhor futuro.

 

Visão

Ser reconhecido pelas nossas partes interessadas como o agente mais atuante no envolvimento e na vinculação do universo do Cruzeiro Esporte Clube com o do Palestra Italia.

 

Valores


Orgulho de nossa trajetória

Amor pelo que fomos, somos e seremos

Respeito e fidelidade à história

Compromisso com as memórias, fazendo-as cada vez mais vivas

Mobilização contínua de nossa comunidade, nos seus diversos setores, propagando o nome do Instituto em ações sociais, esportivas e culturais

Somos todos Cruzeiro porque fomos Palestra

O Que Fazemos