Responsável pelo resgate da história e memórias do Cruzeiro, e pelo fomento de várias iniciativas sociais, educacionais, esportivas e culturais, entre elas projetos ligados ao Centenário, o Instituto Palestra Itália teve uma agenda importante na noite dessa quinta-feira, 27/05. Em reunião extraordinária, por videoconferência, foram empossados os integrantes do Conselho Curador, Conselho Fiscal, Comitê Cultural e Desportivo e Comitê de Compliance da instituição. O presidente do Instituto, Lidson Potsch Magalhães, coordenou os trabalhos, dando posse aos membros.

“É com grande satisfação que entramos nesta nova fase do Instituto Palestra Itália. E neste ano, com o Cruzeiro vivendo o seu Centenário, o Instituto se torna ainda mais importante, fazendo sair do papel os projetos que engradecem o Cruzeiro em várias esferas. O Instituto fortalece os laços do Cruzeiro com a sua história, e nos oferece a possibilidade de desenvolver muitas iniciativas, não somente de apoio ao Cruzeiro, mas à sociedade de uma maneira geral”, enfatizou Lidson, também vice-presidente do Cruzeiro.

Na reunião do Instituto Palestra Itália, os integrantes do Conselho Curador também elegeram Nilson Labruna como presidente, e Luca Medioli como vice-presidente. Órgão deliberativo, o Conselho Curador define as políticas, diretrizes e as linhas de atuação do Instituto.

Em breve o torcedor cruzeirense poderá conferir o resultado de projetos muito especiais do Instituto Palestra Itália para o Centenário celeste, com a história do clube contada em um livro. Também está em fase final de produção um filme documentário, que contará sobre a fundação do Palestra Italia, e os primórdios da transformação do Cruzeiro em um dos maiores clubes do mundo. Outra iniciativa que vai aquecer os corações dos apaixonados pela Raposa e pelo futebol será a criação do Memorial do Cruzeiro.

Em parceria com o Cruzeiro, o Instituto Palestra Itália tem a missão de preservar, projetar e celebrar o orgulho de ser cruzeirense. Os principais pilares de atuação são o esporte, a cultura, a educação e o social. Projetos ligados às categorias de base do futebol, ao futebol feminino, esportes olímpicos e paralímpicos, também estão no escopo.

“Estamos somando esforços, com pessoas muito envolvidas com os objetivos do Instituto Palestra Itália e temos a missão de resgatar a história de um clube gigante. Acreditamos que as iniciativas do Instituto vão envolver toda a comunidade que compõe o Cruzeiro, o torcedor apaixonado, os profissionais e atletas, e o público em geral que será impactado por esses projetos. E tudo isso vai engrandecer ainda mais a marca Cruzeiro”, ressaltou Deis Chaves, CEO do Instituto Palestra Itália, que foi fundado em 2017, pelo atual presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues.

Conselho Curador – Instituto Palestra Itália

Nilson Luiz Labruna – presidente

Luca Medioli – vice-presidente

Mauro Silva Reis

Roberto Dias de Andrade

Sandro de Castro Gonzalez

Guilherme Caldeira Brant

Anísio Ciscotto Filho

Umberto Casarotti

Gilson de Oliveira Carvalho

Sérgio Murilo Diniz Braga

Celso Fernandes Tolentino Filho