Cerca de 600 crianças e jovens tiveram a oportunidade de participar, neste sábado, 19/03, da Seletiva Especial de Atletismo Cruzeiro/CTE/IPITA, em uma parceria entre o Instituto Palestra Itália, o Cruzeiro Esporte Clube e o Centro de Treinamento Esportivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CTE/UFMG. Os participantes passaram por várias avaliações na unidade do CTE, na Pampulha, em busca do sonho de integrar a equipe de 2022.

O jovem Gabriel e as irmãs Isabela e Yasmim participaram da seleção

Entre os participantes estava o estudante Gabriel, de 17 anos, e as irmãs gêmeas Isabela e Yasmin, de apenas 12 anos, que insistiram com a mãe que também queriam participar dos testes.

“Correr, se movimentar é muito bom. E a gente vai conhecendo coisas novas. Eu já tinha vindo aqui no CTE pra ver meu irmão fazer outro teste antes e acho aqui muito legal. Mesmo com sol quente, ou chovendo, a gente corre, corre, e a gente não desiste. Eu quero muito realizar meus sonhos”, contou a pequena Isabela.

Todos os participantes passaram por aferição das medidas antropométricas (estatura e massa corporal), e também testes físicos e de habilidade técnica (salto com contramovimento, salto em distância na caixa de areia, lançamento da pelota, arremesso com medicine ball e corrida de 60 metros).

“Quando esses jovens chegam aqui nós não queremos ver técnica, porque sabemos que geralmente eles não vão ter. Eu não espero dessas crianças que elas façam um tempo de um atleta que já está aqui há alguns anos. Mas a gente quer ver a aptidão deles. O atletismo é muito eclético, tem espaço para diferentes corpos, para altos, baixos. Nós não queremos é perder talentos”, destacou Sérgio Ramos, treinador de iniciação no atletismo.

Com uma das melhores estruturas do país e do mundo, o CTE foi um dos centros de treinamento oficiais para delegações estrangeiras nas Olimpíadas Rio 2016. E nos próximos meses também receberá a equipe de atletismo que será formada neste projeto.

Diretor do CTE, Sérgio Fonseca destacou sobre a importância da seleção, e o trabalho que será feito com a parceria. “O esporte de alto rendimento é um processo, que começa na base e termina no sucesso. Nós temos muitos diamantes brutos por aí, e poucas pessoas trabalhando no polimento desses atletas. O CTE surgiu com essa proposta, mas não basta apenas formar o atleta, que é o que nós fazemos. O atleta precisa de experiência, de motivação, precisa de oportunidades para ele competir. E aí surgem o Cruzeiro e o Instituto Palestra Itália, que são parceiros que compartilham com a gente desta visão, e eu tenho certeza de que esta parceria será um sucesso”, disse.

Cruzeiro/CTE/Ipita

Em outubro de 2021, o Instituto Palestra Itália e o Cruzeiro anunciaram a parceria histórica com o CTE/UFMG, que está proporcionando o retorno do atletismo à instituição celeste. O projeto esportivo é uma iniciativa do Ipita, e através dele serão oferecidos aos atletas todo o processo de formação e desenvolvimento no alto nível e oportunidades para participações em competições oficiais. Todas as atividades e treinamentos acontecerão na estrutura do CTE, na região da Pampulha.

One Comment