O filme documentário “Em Busca da História do Cruzeiro” é um importante legado e um presente para toda a torcida celeste.  O lançamento será no próximo dia 30 de julho, às 19h, pelo canal www.youtube.com/OficialCruzeiro, com acesso liberado para o público em geral.

E uma das novidades exclusivas que o doc trará para a “Nação Azul” será uma versão nova do hino do Palestra Itália, composto em 1922 por Arrigo Buzzacchi e Tolentino Miraglia. A versão inédita é interpretada pelos músicos cruzeirenses Alysson Zuin e César Maurício (ex-vocalista das bandas Virna Lisi e Radar Tantã).

O média-metragem traz documentos e imagens inéditas, cedidas por famílias de palestrinos e cruzeirenses, trechos de outros documentários produzidos sobre o time, além de entrevistas exclusivas com expoentes do futebol e da crônica esportiva brasileira, como o ex-jogador Tostão e o jornalista Juca Kfouri.

Tudo o que foi filmado e colhido em arquivos até o momento representa centenas de fotos e muitas horas de entrevistas. Por isso, algumas imagens e depoimentos estão sendo guardados como material extra que será posteriormente usado para a concepção do futuro memorial do Cruzeiro, um livro comemorativo e uma mostra itinerante sobre os 100 anos de fundação do clube.

Outro documentário, um longa-metragem sobre o Centenário do Cruzeiro, está sendo preparado para ser lançado no segundo semestre, desta vez focado na história mais recente do time.

O projeto para criação de um documentário sobre os primórdios da história do Cruzeiro é uma iniciativa do Instituto Vivas, que tem a missão de promover a cultura e a cidadania, por meio do estímulo e desenvolvimento de programas e projetos culturais e sociais. O filme é realizado pelo Instituto Palestra Itália, Instituto Vivas, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Construtora Uni, do Grupo Sada, da Nova Safra Food Service e da Vilma Alimentos.

> Veja os teasers: https://www.youtube.com/channel/UChkF0pzSlHj5_HUurUSn9cg