Na última sexta-feira, 30 de julho, a torcida cruzeirense conheceu o trabalho finalizado do projeto “Em Busca da História do Cruzeiro”, filme documentário que foi exibido para o público através do Youtube oficial da Raposa. E na sede do Cruzeiro, um grupo de empresários e pessoas físicas que apoiaram o projeto se reuniram para assistirem juntos à estreia.

Os apoiadores foram recepcionados por Nilson Labruna, presidente do Conselho Curador do Instituto Palestra Itália, e por Deis Chaves, CEO do Instituto. “Após um ano de muito trabalho de toda a equipe, é uma alegria a finalização desta obra tão linda, que contou sobre a fundação do Palestra pela comunidade italiana, e como o Cruzeiro foi se tornando, ao longo dos anos, esse grande clube do mundo. Essa história é um presente para todos os cruzeirenses. E dividir este momento com aqueles que apoiaram a realização do filme documentário, através de incentivos fiscais, é motivo de muita satisfação para nós”, afirmou Deis Chaves.

O documentário sobre os primórdios da história do Cruzeiro foi realizado pelo Instituto Palestra Itália, Instituto Vivas, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. E foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Construtora Uni, do Grupo Sada, da Nova Safra Food Service e da Vilma Alimentos.

O filme contou também com o apoio de oito pessoas físicas, que destinaram parte do seu imposto de renda para a realização do projeto: Arli Parreira de Morais, Daniele Alves Rizzo, Edimar Antonio Nunes Junior, Fabiano Parreira de Morais, Jacques Simão de Siqueira, Marco Antonio Ribeiro, Paulo Henrique Pentagna Guimarães e Victor Pereira Coelho.

Em atividade desde 2017, o Instituto Palestra Itália trabalha no resgate da história do Cruzeiro, na valorização da cultura italiana e na realização de ações tendo como vértice quatro pilares: social, esporte, cultura e educação.