Mais de 70 pessoas foram entrevistadas, de ex-jogadores a filhos de imigrantes e operários italianos que fizeram parte da trajetória centenária do clube; lançamento será pelo Youtube oficial do Cruzeiro no próximo dia 30 de julho, às 19h

Nas primeiras duas décadas do século passado, Belo Horizonte ainda se erguia como capital. Nesse período, a colônia italiana, que teve papel fundamental no desenvolvimento da cidade, consolidava por aqui suas raízes e tradições culturais. Apaixonados pelo futebol e inspirados por equipes que já se destacavam pelo Brasil, mas sem se reconhecerem nos times da elite belo-horizontina, os imigrantes mineiros sonhavam em fundar um clube para chamar de seu, um espaço de lazer onde também pudessem reunir suas famílias.

Cem anos depois, o documentário “Em Busca da História do Cruzeiro”, dirigido por André Amparo e Gustavo Nolasco, foi conhecer mais de perto os primórdios da Società Sportiva Palestra Italia, nome dado ao time fundado em Belo Horizonte no dia 2 de janeiro de 1921 por comerciantes e operários italianos que tinham em comum o amor ao esporte e ao país onde nasceram.

Do Palestra até virar Cruzeiro Esporte Clube, em 1942, e conquistar o primeiro campeonato brasileiro em 1966 (chamado na época de Taça Brasil), muita história existe e se entrelaça com o próprio desenvolvimento da capital e o crescimento do futebol no estado por meio da construção do estádio Mineirão.

O média-metragem, uma realização do Instituto Palestra Itália em parceria com o Instituto Vivas, tem duração de 60 minutos e resgata parte da trajetória centenária do time a partir de mais de 70 entrevistas com ex-jogadores, historiadores, jornalistas, torcedores, dirigentes, funcionários do clube e filhos de operários e imigrantes que participaram desde o início do projeto que transformou o Cruzeiro em um dos grandes clubes do mundo.

O lançamento do documentário “Em Busca da História do Cruzeiro” será no próximo dia 30 de julho (sexta-feira), mesma data em que é celebrado os 45 anos da vitória contra o argentino River Plate na conquista pelo time da sua primeira Taça Libertadores da América, em 1976. A exibição será às 19h pelo canal www.youtube.com/OficialCruzeiro, com acesso liberado para o público em geral.

“A história do Cruzeiro – além dos títulos, que são muitos e cada um deles merece um documentário à parte -, tem uma característica especial que é esta relação com a comunidade italiana que vai resultar na sua fundação cem anos atrás, quando Belo Horizonte estava começando a se modernizar e ganhar os ares da capital que conhecemos hoje. É um pouco em busca deste início, deste começo que o documentário vai atrás, desta intersecção entre mineiros e italianos que resulta no projeto de um dos maiores clubes do Brasil e do mundo”, explica a CEO do Instituto Palestra Itália, Deis Chaves.

O projeto para criação de um documentário sobre os primórdios da história do Cruzeiro é uma iniciativa do Instituto Vivas, que tem a missão de promover a cultura e a cidadania, por meio do estímulo e desenvolvimento de programas e projetos culturais e sociais. O filme é realizado pelo Instituto Palestra Itália, Instituto Vivas, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Construtora Uni, do Grupo Sada, da Nova Safra Food Service e da Vilma Alimentos.

> Veja os teasers: https://www.youtube.com/channel/UChkF0pzSlHj5_HUurUSn9cg