O Cruzeiro é uma paixão inexplicável, e apesar de todos os desafios este sentimento se renova a cada dia. Foi esta a mensagem que um grupo de estudantes torcedores deixou na manhã desse sábado, 27/11, em uma visita ao Centro de Formação Felício Brandi – Toca da Raposa 1. Os jovens, representantes de escolas públicas de Minas Gerais, participaram de um concurso de redação dentro das ações do filme documentário “Em Busca da História do Cruzeiro”, lançado neste semestre. E os selecionados ganharam uma visita à unidade do Cruzeiro, com um café da manhã especial e a oportunidade de um bate-papo com os diretores do documentário, André Amparo e Gustavo Nolasco, em uma iniciativa promovida pelo Instituto Palestra Itália.

Na Toca 1, os estudantes foram recepcionados por funcionários, conheceram toda a estrutura para formação das categorias de base, o hotel que recebe atletas e delegações em intercâmbio, e ficaram impressionados com o trabalho pedagógico que é feito na Escola do Cruzeiro, que funciona dentro do centro de treinamento e atende os atletas até o Ensino Médio. Além disso, também encontraram grandes personagens do clube, como os ex-atletas Leandro Guerreiro e Careca, que fazem parte do time de colaboradores.

“Estes jovens assistiram ao filme e agora tiveram a oportunidade de estar em um dos lugares que aparecem no documentário e estar perto de alguns personagens que eles escutaram falar. E é muito legal essa iniciativa do Cruzeiro, de usar um instrumento de cultura para trazer o torcedor para dentro do clube. Estávamos conversando sobre isso, que o maior patrimônio que o Cruzeiro tem é sua torcida, então ele tem que cuidar desse patrimônio, e trazer a torcida para conhecer os seus outros patrimônios, que é o trabalho feito com os jogadores de base, as suas instalações, a sua grande história”, enfatizou o diretor do filme, Gustavo Nolasco.

Jennifer Fonseca, de 16 anos, veio de Divinópolis com o pai para participar da ação. Ela escreveu a redação com o tema “Cruzeiro, uma paixão inexplicável”, que foi uma das selecionadas. “Quando soltaram o concurso eu pensei assim, eu vou falar sobre o tanto que eu amo este clube, e quem sabe dá certo. Aí eu fiz a redação e eu posso te dizer que o Cruzeiro pra mim é tudo, tudo. Sou cruzeirense desde que nasci, por influência do meu pai. Quando é que eu ia imaginar que eu viria aqui, conhecer estas pessoas e este complexo todo, que é tão bonito. Estar aqui hoje pra mim é a realização de um sonho”, contou.

O outro diretor do documentário, André Amparo, destacou como é gratificante perceber o impacto do filme nos jovens. “Eu achei muito bacana ver a paixão que estes jovens demonstraram nas redações. E a gente percebe que isso é uma coisa familiar, que vem do avô, do pai, da mãe, e eles têm uma relação com o Cruzeiro desde muito novos. Vi alguns comentando que hoje é um dia inesquecível pra eles, e é muito legal poder proporcionar isso. Quando a gente começa a fazer o projeto, a gente não imagina que lá no final pode impactar na vida das pessoas de um jeito tão bacana”, disse.

Júlia Carla Ramos, de 18 anos, também falou da alegria por participar do projeto. “Este encontro aqui está sendo incrível. Eu pude tirar uma curiosidade que eu tinha do filme documentário, que é lindo e marcou muito o meu coração. Hoje é um dia que eu não vou esquecer e foi um prazer conhecer os diretores do filme, que fizeram uma obra tão linda. E aprender um pouco mais sobre a história do time que eu amo tanto é maravilhoso pra mim”, contou.

No começo de dezembro, entre os dias 2 e 9, “Em Busca da História do Cruzeiro” concorre ao  CINEFOOT, o Festival de Cinema de Futebol, e toda a equipe envolvida, assim como os estudantes que participaram do projeto, estará torcendo pela obra.

O filme documentário continua disponível no Youtube do Cruzeiro, no link https://bit.ly/3g7EgQx.

Agradecimento

O Instituto Palestra Itália agradece a todos os alunos e alunas que participaram, assistiram ao filme e fizeram questão de registrar no papel as suas impressões, contribuindo com este projeto que enriquece a todos. O IPITA agradece especialmente aos diretores (as) e professores (as) das instituições de ensino, que incentivaram os jovens e colaboraram muito durante todo o processo.

Patrocínio: Construtora Uni, Grupo Sada, Nova Safra Food Service e Vilma Alimentos por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Realização: Instituto Palestra Itália, Instituto Vivas, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.