Neste domingo, 14/11, completam 65 anos da inauguração da sede do clube Barro Preto, local histórico onde nasceu o Palestra Itália / Cruzeiro, da força de imigrantes italianos e trabalhadores. Em 14 de novembro de 1956, além de um estádio o Cruzeiro passou a contar também com sede própria e uma estrutura de lazer, o que levou o clube a ter o maior quadro social de Minas Gerais, base fundamental para o crescimento da Raposa na época.

Nos anos seguintes o Barro Preto recebeu inúmeros eventos sociais e artísticos que eram realizados em Belo Horizonte. Nomes importantes da música brasileira, como Milton Nascimento e a cruzeirense Clara Nunes (foto abaixo) se apresentaram no salão do Barro Preto.

A inauguração da nova sede do Barro Preto contou com a presença do presidente da República, Juscelino Kubistchek, cruzeirense que em 1945 teve seu nome eternizado no lendário estádio, após a reforma que substituiu as arquibancadas de madeira que estavam ali desde a fundação, em 1923.

Até 1985 o estádio funcionou no local, recebendo apenas jogos da base celeste já que o Cruzeiro jogava no Mineirão. E neste ano foi construído o Parque Esportivo do Barro Preto, com uma grande estrutura de lazer e esportes.

Hoje, com mudanças e melhorias realizadas, o Clube Cruzeiro Barro Preto oferece aos associados várias opções de lazer e diversão, em uma área superior a 11 mil m², com piscinas adultas e infantis, vestiários, quadras, campo de grama sintética, ginásio poliesportivo, salão de jogos e eventos, bares e restaurantes. No local também funciona a Escola de Esportes do Cruzeiro, que oferece aulas em várias modalidades, além de abrigar o centro de treinamentos do Sada Cruzeiro.

Palco onde a história foi construída, modificada e transformada, o Barro Preto carrega a essência de ser Cruzeiro!