O time de futebol feminino do Cruzeiro Esporte Clube completou, no começo de 2021, dois anos de criação. A equipe estrelada, apresentada pela primeira vez em 27 de fevereiro de 2019, tem conquistado grandes resultados, levando o nome da Raposa para importantes esferas, de esportivas a sociais. No fim de fevereiro o grupo se reapresentou para o início dos trabalhos deste ano, no Sesi Betim, onde acontecerão todos os treinamentos da pré-temporada. Olhos no futuro, no Campeonato Brasileiro que começa no fim de março, mas também valorizando tudo o que as Cabulosas já fizeram até aqui.

“Vivemos muita coisa nestes dois anos do time, vencemos, perdemos, lutamos, e as atletas mostram sempre muita determinação, muita força para correr atrás dos nossos objetivos. O futebol feminino está em expansão, as pessoas estão percebendo melhor este mercado e o seu potencial. Sem contar a força que estas atletas representam, para as outras mulheres, para a sociedade como um todo, por praticarem o seu futebol e mostrarem que o campo também é lugar delas. Entendemos esse nosso papel, entendemos que o nosso objetivo é a vitória, é representar bem o Cruzeiro, e seguiremos fazendo isso com muito orgulho”, ressaltou Bárbara Fonseca, coordenadora do futebol feminino do Cruzeiro.

Com apenas 19 anos, sendo que dois deles foram vestindo a camisa celeste, a meio-campo Duda espera um grande ano para as Cabulosas. “A gente sabe da responsabilidade que é representar o Cruzeiro e a gente se sente muito feliz em vestir essa camisa, e receber o carinho dessa torcida enorme. A empolgação é gigante para começarmos bem este terceiro ano do time, pra buscarmos os resultados. E a cada ano os desafios vão aumentando e a gente tem que batalhar cada vez mais e saber utilizar as dificuldades para transformar em vitórias”, afirmou a jogadora, que também integra as seleções de base do Brasil.

Além de Duda, as outras remanescentes daquele grupo que iniciou os trabalhos dois anos atrás são as laterais Eskerdinha e Janaína, as zagueiras Pires e Jajá, a atacante Vanessinha e a meio-campo Capelinha.

No primeiro ano de existência, no Brasileiro A2, o time do Cruzeiro já dava mostras de que o projeto tinha sede de vitórias. Na campanha que garantiu o acesso foram 22 jogos, 18 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, com 81 gols marcados e apenas 12 sofridos. Em 2019 a equipe também foi campeã invicta do Mineiro.

Em sua estreia no Brasileiro A1 em 2020, o Cruzeiro conseguiu a manutenção na elite do futebol nacional. O time ficou em 10° lugar e contou com uma campanha emocionante na reta final.