1894, navios vindos do Brasil aportaram na costa italiana, trazendo uma novidade. Cartas de familiares emigrados contavam sobre a oportunidade de vida nova no país tropical. Um estado chamado Minas Gerais iria construir sua nova capital. Estavam em buscas de trabalhadores italianos.

Ao final de 1920, no centro de Belo Horizonte, imigrantes italianos, jogadores, operários e comerciantes oriundos das primeiras famílias que se instalaram na nova capital de Minas Gerais, se reuniram num comércio chamado Casa Ranieri, na Rua dos Caetés. Decidiram concretizar um sonho que vinha sendo alimentado há algum tempo. Esperaram passar as datas religiosas, e no segundo dia de 1921, fundaram a Società Sportiva Palestra Italia

A trajetória centenária do Cruzeiro Esporte Clube se confunde com a formação sociocultural e econômica de Belo Horizonte e também com a imigração italiana para o Brasil. Não por menos, foram 21 anos carregando, no seu nome, a alcunha de ser o “clube dos italianos de Belo Horizonte”.

 

Ser Cruzeiro é ser Palestra. É ser imigrante italiano vencendo a opressão e os preconceitos. É fazer da esperança, um novo tempo. É construir o futuro, respeitando a história do passado.

 

Essa foi a motivação para o Instituto Palestra Italia idealizar e realizar o projeto “Em busca da história do Cruzeiro”. Executado via Lei Rouanet, e em parceria com o Instituto Vivas, trata-se de um filme documentário média-metragem, que conta a história de fundação do Palestra Italia, sua importância no contexto da sociedade de Belo Horizonte no início do século XX e os primórdios da transformação do Cruzeiro num dos maiores clubes do mundo.

O filme “Em busca da história do Cruzeiro” será lançado em 2021, ano do centenário do clube. Será disponibilizado para a população em geral, por meio de palestras e exibições públicas, com o intuito de resgatar e valorizar a importância da imigração italiana em Belo Horizonte e as origens do Cruzeiro Esporte Clube.

Muito mais do que um projeto com a temática do futebol, o filme “Em busca da história do Cruzeiro” é um chamamento à necessidade de se conscientizar sobre o ato cidadão de construir memória como forma de preservar patrimônios, sejam eles materiais ou imateriais. Transformar “achados” e fragmentos de história em filme, fazendo da narrativa audiovisual um meio de estimular a sociedade a conhecer e contar sua própria história.

* Projeto Executado