“De Palestra a Cruzeiro”: obra é uma releitura do livro lançado em 2000 pelo grande pesquisador da história do clube, o jornalista Plínio Barreto

Um documento definitivo. Esse é o livro “De Palestra a Cruzeiro – Edição Centenário”, que o Cruzeiro Esporte Clube lança agora. A obra é uma releitura atualizada do livro homônimo, lançado em 2000, pelo saudoso jornalista e maior pesquisador da história palestrina e cruzeirense, Plínio Barreto, em parceria com seu filho Luiz Otávio Trópia Barreto, que também assina essa nova edição. Em 2022, é celebrado o centenário de nascimento de Plínio, falecido em 2015.

O livro é fruto de uma pesquisa de quase dois anos e que envolveu uma equipe de aproximadamente 20 profissionais, entre historiadores, jornalistas, fotógrafos, produtores e designers. A obra foi realizada pelos Institutos Palestra Itália e Morada Vivas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), tendo o patrocínio de empresas, torcedores do Cruzeiro e o apoio dos Diários Associados.

O livro traz documentos, crônicas do próprio Plínio Barreto, fotografias exclusivas dos acervos do Cruzeiro, dos Diários Associados e de diversas famílias de sócios, dirigentes e ex-jogadores do clube. Passa desde os primórdios da criação da cidade de Belo Horizonte, ao final do século 19 até a criação da SAF Cruzeiro. São cerca de 270 páginas sobre todas as lutas de uma torcida que quis criar um “time para chamar de seu”, a Società Sportiva Palestra Italia, clube de origem operária e popular e que se transformou no multicampeão Cruzeiro Esporte Clube.

“O livro encerra as ações do Centenário e lançamos agora, pois fizemos questão de trazer em suas páginas a nossa transformação em Sociedade Anônima do Futebol. Aguardamos até a concretização dessa nova realidade, que conduzirá o futebol do Cruzeiro nos próximos anos. Registramos os nossos 100 anos, e agora a continuação dessa linda história, em campo, está com Ronaldo e sua equipe. Certamente grandes feitos acontecerão”, diz o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues.

“É uma alegria imensa ver a obra lançada há 22 anos recebendo essa releitura. Tenho certeza que seria uma satisfação também para meu pai (Plínio Barreto). Muito orgulho por termos o ‘De Palestra a Cruzeiro’ novamente como livro oficial da história do clube, em um trabalho longo feito por uma equipe de craques”, disse Luiz Otávio Barreto sobre o projeto.

“Para nós, do Instituto Palestra Itália, é um orgulho enorme participar de projetos especiais como este, que valoriza a história do Cruzeiro, sua torcida, e representa também um registro importante da cidade de Belo Horizonte”, afirma Lidson Potsch Magalhães, presidente do Instituto Palestra Itália.

Escolas públicas

Essa primeira leva de exemplares do “De Palestra a Cruzeiro – Edição Centenária” não será comercializada. Parte dela será usada como uma contrapartida socioeducativa, já que os livros serão distribuídos gratuitamente para escolas da rede pública de Belo Horizonte e sua Região Metropolitana, dando sequência a um trabalho de aproximação iniciado nos últimos anos pelo próprio clube.

A ação rememora uma passagem histórica do clube, quando, entre as décadas de 1960 e 1970, o ex-presidente Felício Brandi colocou em prática um programa de distribuição de material escolar nas escolas de Belo Horizonte, e eram os próprios jogadores que faziam a entrega junto aos alunos.

A partir dessa semana, a entrega dos livros em algumas escolas será feita por jogadores do atual elenco do Cruzeiro, ex-jogadores e autores da obra. Além de Luiz Otávio Trópia Barreto, o livro tem como autores os jornalistas Alexandre Horta, Marco Astoni e Gustavo Nolasco, que também assina a edição e o prefácio.

“Resgatar o legado deixado por Plínio Barreto era uma obrigação do clube. Fazer a releitura e atualização da obra foi um serviço que prestamos não só ao Cruzeiro e a sua torcida, mas também a história de Belo Horizonte e Minas Gerais, já que a fundação do Palestra/Cruzeiro se mistura à linda história de lutas e superações dos imigrantes italianos que para cá vieram, e junto dos outros operários criaram um time para chamar de seu. Um multicampeão de origem popular”, completa Nolasco.

 

PATROCÍNIOS

Pessoas Físicas:

Alexandre Corsino

Arli Parreira de Morais

Edimar Antônio Nunes Junior

Fabiano Parreira de Morais

Fabrizia de Pinho Nicolai

Jacques Simão de Siqueira

João Evangelista da Cruz

Paulo Henrique Tadeu Coelho

Rubiane Aparecida Pires

 

Pessoas Jurídicas:

Cemig Distribuição S.A

Construtora Uni Ltda

Extrativa Mineral Ltda