Fomentar iniciativas esportivas, culturais, sociais e educacionais estão entre os pilares de atuação do Instituto Palestra Itália e a entidade inicia o mês de outubro com uma grande conquista, com um projeto que vai proporcionar o retorno do Atletismo do Cruzeiro Esporte Clube. Nos últimos dias, foi formalizada a assinatura de uma parceria histórica com a Universidade Federal de Minas Gerais, para a formação esportiva, educacional, social e cultural de atletas na modalidade Atletismo, olímpico e paraolímpico, por meio do Centro de Treinamento Esportivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CTE da UFMG.

O Instituto Palestra Itália será o gestor do projeto, que vai proporcionar aos atletas todo o processo de formação e desenvolvimento e oportunidades para participações em competições oficiais. As atividades e treinamentos acontecerão na estrutura do CTE, na região da Pampulha, e o projeto irá atender adolescentes e jovens, de 14 a 20 anos, dos sexos feminino e masculino, das diversas camadas sociais de Belo Horizonte e região metropolitana.

“A retomada do Atletismo no Cruzeiro sempre foi uma das nossas prioridades, pois sempre foi uma modalidade tradicional na história do Clube. As conversas se iniciaram ano passado, mas, devido à pandemia, só agora conseguimos colocar tudo no papel. Fazer este novo projeto em parceria com a UFMG, uma das maiores entidades de ensino da América do Sul, focado na transformação social de jovens talentos, nos orgulha e nos deixa muito felizes. Instituições grandiosas como o Cruzeiro e a UFMG têm um papel muito relevante na transformação social e podem colaborar bastante com a comunidade como um todo”, enfatizou o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues.

Presidente do Instituto Palestra Itália, Lidson Potsch Magalhães enfatizou a importância da iniciativa. “Para nós é um orgulho imenso concretizar esta parceria com uma instituição tão importante como a UFMG, referência em todo o mundo, que vai possibilitar o retorno do atletismo do Cruzeiro e ao mesmo tempo fazer um trabalho focado na transformação social de jovens talentos. O esporte muda vidas e ajuda a transformar crianças e jovens em cidadãos conscientes. Este é um dos grandes projetos do Instituto Palestra Itália, e vamos trabalhar arduamente e muito motivados, pois sei que importantes frutos surgirão desta parceria”, afirmou.

Sérgio Fonseca, diretor do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, também destacou o trabalho em conjunto das instituições. “Após vários meses de negociações, o CTE/UFMG, Instituto Palestra Itália e o Cruzeiro celebram um Termo de Cooperação com o objetivo de desenvolver o atletismo de Minas Gerais. Três grandes organizações mineiras trabalharão, nos próximos anos, para permitir que jovens talentos cresçam pessoal e profissionalmente. O CTE reconhece nessa cooperação um agente transformador da realidade do atletismo em Minas Gerais e a oportunidade para que jovens de condições socioeconômicas desfavoráveis encontrem um suporte técnico, moral, psicológico e social para o desenvolvimento de suas potencialidades. Aproveitamos para agradecer ao Instituto Palestra Itália e ao Cruzeiro por terem nos procurado para o desenvolvimento dessa parceria”, destacou Fonseca.

Para Deis Chaves, CEO do Instituto Palestra Itália, o projeto traz uma proposta inovadora para o atletismo celeste e vai causar um impacto positivo na vida de muitas pessoas.

“Estamos trabalhando neste projeto há mais de um ano. Formalizar esta parceria é motivo de muita felicidade. Unir grandes organizações e pessoas a favor do esporte, cultura, educação e social do nosso país será sempre o melhor caminho, e por meio desta parceria teremos a oportunidade de mostrar a importância desta união pelo bem comum. Poder retornar com o atletismo do Cruzeiro, trazendo uma nova proposta, com foco na inovação, a projeção do esporte olímpico e paralímpico, a transformação social e a diversidade, além de impactar positivamente a vida das pessoas, é algo sensacional e motivo de orgulho para todos nós”, avaliou Deis.

Mais detalhes sobre o desenvolvimento e os próximos passos do projeto serão divulgados posteriormente.

O CTE/UFMG fica localizado na Av. Alfredo Camarate, 617, bairro São Luiz, em Belo Horizonte.