O filme “Em Busca da História do Cruzeiro”, lançado em 2021, está concorrendo na Mostra Competitiva do Festival Internacional de Cinema de Esportes de Lisboa, em Portugal. A obra está em exibição no formato online até esta terça-feira, 08/11, e, entre os dias 12 e 13, terá sessões públicas e presenciais no Fórum de Lisboa, na capital portuguesa. A produção é uma iniciativa do Cruzeiro Esporte Clube e dos Institutos Palestra Itália e Instituto Vivas.

O filme conta a história de luta de uma torcida que fundou um time para chamar de seu, a Società Sportiva Palestra Italia, e a transformação no multicampeão Cruzeiro. Em Portugal, a obra está na disputa com outras produções de sete países, como Estados Unidos, México, Portugal, Colômbia e Chile.

Esta é a segunda mostra internacional em que o filme “Em Busca da História do Cruzeiro” concorre. Em dezembro de 2021 a obra foi a grande campeã do 12ª edição do Festival de Cinema de Futebol – Cinefoot. Agora, a direção do filme celebra novamente a participação em uma competição internacional de cinema.

“É um reconhecimento a uma história muito bonita, de superação e de muita emoção e muita luta, e fico muito feliz de ver as pessoas escolherem o filme pra competir em um festival Internacional, disputando pra ganhar, como a gente já ganhou no festival Cinefoot. É um reconhecimento e uma oportunidade de levar o nome do Cruzeiro mundo afora. O Cruzeiro, que já é conhecido no mundo inteiro pelos títulos, mas agora também por algo maravilhoso, que é sua história. E ela é tão bonita quanto a coleção de conquistas que a gente tem. Isso mostra o quanto é importante investir na cultura, valorizar a história. Além de mim e do André Amparo, tivemos uma grande equipe de trabalho, que fez tudo com muito carinho, para fazer uma obra à altura da história do Cruzeiro”, afirmou Gustavo Nolasco, um dos diretores do filme, ao lado de André Amparo.

Os torcedores e amantes do cinema podem assistir ao filme na mostra de Portugal através deste link: https://www.lisbonsportfilmfestival.com/programacao-2022/edicao-2022/em-busca-da-historia-do-cruzeiro/

O filme também está disponível no Youtube do Cruzeiro, neste link:   https://bit.ly/3g7EgQx