Após o último ato e os aplausos do público, as cortinas se fecham. Fim do espetáculo. No teatro isso é rotina, e os artistas geralmente seguem para outros palcos. Na sétima arte, eternizada nas películas, o show se torna perene, e a tecnologia nos permite ter a obra ao nosso alcance, para quando quisermos mergulhar na história e reviver os passos que levaram nosso time ao status de maior de Minas e um dos grandes do futebol mundial, com superação e resiliência. E as memórias do Palestra Itália, que se tornou o Cruzeiro Esporte Clube, se confundem com o desenvolvimento de Belo Horizonte a partir do final do século XIX, após a chegada dos italianos que vieram desbravar novas terras.

Lançado no fim de julho, mais de 50 mil pessoas já assistiram ao filme documentário “Em Busca da História do Cruzeiro”, dirigido por André Amparo e Gustavo Nolasco. A obra permanece disponível no YouTube do Cruzeiro e isso é apenas o começo.

Ao alcance de nossos olhos, o média-metragem é um projeto entregue aos aficionados pela história, aos descendentes dos italianos que aqui seguiram e se integraram à cultura da capital, aos atores, em campo e fora dele, que foram peça fundamental para o crescimento do futebol mineiro, aos torcedores apaixonados, arrebatados por esse sentimento pelas cinco estrelas e tudo que elas representam. Um legado já existe, e é apenas uma das iniciativas que vão marcar o Centenário de um time grandioso.

O filme realizado pelo Instituto Palestra Itália e Instituto Vivas já soma números impressionantes, com um ano inteiro de pesquisa, mais de 70 entrevistas, 5 mil fotos e documentos digitalizados e 150 horas de material audiovisual, para dar vida ao filme que registra uma trajetória de muitas conquistas e desafios. Todo o material audiovisual colhido para o filme documentário servirá de base para outras ações em comemoração ao Centenário e também para o Memorial do Cruzeiro.

A educação e a democratização da arte e do esporte também guiaram os rumos do projeto. Estudantes da rede pública de Minas Gerais tiveram uma exibição especial com a participação dos diretores do filme, 100 unidades de ensino receberam um DVD com a obra para suas bibliotecas, e os alunos ainda puderam participar do projeto com uma redação.

Ao fim de uma intensa jornada, é importante ressaltar a contribuição de tantos profissionais que participaram deste projeto, os diretores, montadores, câmeras, produtores, designers, os colaboradores do Cruzeiro, do Instituto Vivas, integrantes do Instituto Palestra Itália, e toda a equipe que contribuiu para eternizar essa linda história. E uma menção especial a um dos personagens principais da história do time celeste: a torcida do Cruzeiro.

O trabalho não pode parar. Nos encontraremos em outros projetos que celebram o amor pelo Cruzeiro, suas raízes palestrinas e a força que faz o coração cruzeirense pulsar nas arquibancadas, e em todos os locais.

Veja aqui o filme: https://bit.ly/3g7EgQx

_____

Patrocínio: Construtora Uni, Grupo Sada, Nova Safra Food Service e Vilma Alimentos por meio da Lei de Incentivo à Cultura

Realização: Instituto Palestra Itália, Instituto Vivas, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal, Pátria Amada Brasil